T noticias Pagina

Nós Somos o Trânsito – Campanha Educativa de Trânsito

Campanha marçoA Prefeitura Municipal de Matinhas, em parceria com a secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte dá início as Campanhas Educativas de Trânsito para 2018.

De acordo com a Resolução 722/18, publicada em 07 de fevereiro de 2018 no Diário Oficial da União, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “Nós somos o trânsito”. O tema segue o do Movimento Maio Amarelo, que foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e  apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Assim como em 2017, o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, o comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito é fundamental. “Seja condutor de veículo de passeio, moto, ônibus, caminhão, seja ciclista ou pedestre, todos têm a sua parcela de responsabilidade por um trânsito mais humano e menos violento”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, mesmo o comportamento do condutor sendo fator determinante em acidente, devemos questionar outras questões que influenciam na ocorrência de tragédias.

“O brasileiro é, por cultura, um povo muito passivo, não acostumado a refletir sobre os acontecimentos. Devemos respeitar as leis sempre, mas lutar também por direitos como estradas seguras e vias que devem ser feitas à prova da irresponsabilidade dos condutores”, conclui.

Fonte: http://portaldotransito.com.br/educacao

ASCOM/PMM