O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela ONU, em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
Conhece o nosso Centro de Atendimento Educacional Especializado?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para autistas é um serviço de apoio escolar que visa a inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), localizado na Rua Sofia de Castro, conta com uma equipe multidisciplinar que utiliza estratégias pedagógicas individualizadas para proporcionar aprendizagem para todos os alunos com necessidades educacionais especiais, buscando desenvolver suas habilidades, superar barreiras e atingir o máximo do potencial de aprendizagem.
Na Secretaria de Saúde, contamos também com uma equipe especializada de Psicólogos, Psiquiatra, Neurologista e outros profissionais; empenhados no diagnóstico e tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista.